12 de mar. de 2010

Dia internacional da mulher: lutas, conquistas e muito a se fazer...


Neste ano o dia internacional da mulher está sendo marcado por exposições e palestras a cerca dos direitos adquiridos e do retrocesso em muitas outras questões. O dia 08 de março passou a ser a “semana oito de março”, pois assim como no exterior grande parte do Brasil está estendendo o calendário de eventos para mais dias da semana.
Jornalista Angélica - Foto câmara

Assim como outras cidades Embu das Artes realizou a “semana oito de março” com uma programação extensa e diversificada aliando celebrações e palestras de cunho expositivas, sobre assuntos que ainda precisam avançar no país.

Na última quarta-feira, 10, a jornalista e mestranda em Ciências Sociais, Angélica Fernandes, esteve na câmara Municipal de Embu apresentando e discutindo a cerca dos avanços e das dificuldades enfrentadas pelas mulheres em ocupar em paridade aos homens, espaços públicos e de chefia. 

Sob o tema “Mulheres no Poder” a jornalista Fernandes elucidou questões culturais e de empregabilidade que ainda precisam evoluir no contexto de igualdade entre sexo masculino e feminino. Em seu pronunciamento Angélica discorreu sobre a falta de mulheres ocupando cargos públicos. 

No evento a Mestranda de Ciências Sociais defendeu o programa de cotas nas legendas partidárias para as mulheres. "Se as coisas continuarem como estão, vamos demorar mais quatrocentos anos para ocupar os mesmos espaços de poder que os homens ocupam atualmente ", disse.

Atualmente 30% dos cargos públicos devem ser ocupados por mulheres, mas segundo Angélica a Lei não é aplicada corretamente. "Tivemos muita dificuldade para implantar o atual sistema de cotas. O problema é que os homens pensam que quando separamos 30% das vagas para mulheres, tiramos 30% de homens", coloca. 

Na região sudoeste de São Paulo, das seis cidades integrantes do Conisud (Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra), há apenas seis mulheres vereadoras dos 66 atuais.
52,4% do eleitorado desses municípios são femininos e apenas o município de Juquitiba é administrado por uma mulher, Maria Aparecida Maschio Pires, do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A cerca disso há a indicação de que no Brasil apenas 8,9% de mulheres ocupam cargos no Congresso Nacional, 12% nas Assembléias Legislativas e 12% nas Câmaras Municipais. Na ocasião o vereador Milton do Rancho propôs a criação da Secretaria da Mulher na cidade. 

Lei Maria da Penha

Na ocasião a jornalista e mestranda em ciências sociais, Angélica Fernandes, comentou a cerca dos problemas enfrentados na execução e na manutenção da Lei que abriga mulheres desassistidas contra a violência doméstica. 

Para ela a lei que é um símbolo de resistência feminista no país não está sendo levada a sério. “Nas próprias delegacias têm gente que acha que tem que fazer conciliação de casais. É preciso fazer valer a lei”, disse.

Nenhum comentário:

 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense