11 de mar. de 2010

Campanha nacional de vacinação contra o vírus da Gripe suína começa esse mês


Começa em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde e as entidades civis estão adotando um calendário elaborado para a maximização do processo de imunização. Assim como os municípios brasileiros, Embu, Taboão e as cidades que correspondem ao CONISUD aplicaram as vacinas dentro do cronograma estipulado.



senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória que autoriza a liberação de R$ 2,1 bilhões aos Ministérios da Saúde e do Transportes para o combate da gripe.


Nesta última segunda-feira, 8, a prefeitura de Embu das Artes largou na frente das demais na região Sudoeste de São Paulo. Ela já está informando o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde para a imunização contra o vírus conhecido como “a gripe suína”, que pôs pânico na população mundial no ano passado.

Segundo informações da Folha Online o senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória que autoriza a liberação de R$ 2,1 bilhões aos Ministérios da Saúde e do Transportes para o combate da gripe. O recurso aprovado deverá ser destinado à compra das vacinas, sua distribuição, o aumento de leitos em UTIs e a capacitação de profissionais empenhados nesse programa.

De acordo com o cronograma estipulado a vacinação, que teve seu início este mês, será destinada, em primeiro momento, aos profissionais da saúde (Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica) e a população indígena.

A partir do dia 22 a campanha começará a atender as gestantes, as crianças de seis meses e menores de dois anos (1º dose) e a população com doenças crônicas. Segundo a indicação do Ministério da Saúde, as mulheres que engravidarem após esse período devem se direcionar ao posto de saúde mais próximo que para a sua imunização. Cerca de 91 milhões de brasileiros deveram ser vacinados durante o período da campanha.

A partir de cinco de abril a população tida como saudável, entre 20 e 29 anos, serão atendidas no programa. Em 24 de abril idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, serão incorporados. Esse período é o mesmo que a vacinal anual contra a gripe comum. A população de 30 a 39 anos será inserida na campanha em 10 de maio. Os profissionais que atuam na rede de ensino do país não terão prioridade no programa e deverão se encaixar nos períodos mencionados pelo cronograma.

Alarde falso

Segundo o site do Ministério da Saúde o vírus da gripe A (H1N1) não se apresentou diferentemente da gripe comum. No documento publicado como tira dúvidas à população, o órgão governamental indica que a maioria absoluta das pessoas que adoece, seja pela gripe comum, ou pela gripe pandêmica, desenvolve formas leves da doença e se recuperam, mesmo sem uso de medicamentos. 

Como indica o documento, em ambas as formas o contágio é mais suscetível ao grupo tido como de risco (pessoas com doenças crônica, gestantes e crianças menores de dois anos).
As vacinas que serão utilizadas no combate ao vírus serão distribuídas por três laboratórios. Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantã) e Novartis. Segundo do Ministério Esses laboratórios são fornecedores de vacinas para todos os países.



Saiba Mais em:
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11136

Serviço:
Embu:
Secretaria de Saúde / Tel - 4785-3540 ou 4785-3541

Nenhum comentário:

 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense