13 de nov. de 2009

Marcha pela Saúde ao Palácio dos Bandeirantes



Muita vontade e pouca organização.






(Vereadores na porta do Palácio dos Bandeirantes. Desorganização)



O que parecia ser a resolução para os problemas da saúde da Região Sudoeste tornou-se uma inconveniente visita com direito a uma recepção com saída pelos fundos nas dependências do Palácio dos Bandeirantes. 40 representantes regionais, sendo 29 vereadores representando cerca de 750 mil habitantes estiveram presentes a “marcha” recepcionada pelo sub-Secretário Rubens Cury.O local designado para a recepção foi a sala destinada à imprensa no segundo andar. 

De encontro marcado na parte da manha, no centro de Taboão da Serra, onde partiriam em comitiva ao encontro do Secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas, no palácio dos bandeirantes, os vereadores representantes dos municípios - Embu; Itapecerica da Serra; Taboão da Serra; São Lourenço da Serra e Juquitiba, quase desistiram no meio do caminho. Isso porque, antes mesmo de saírem, houve uma discordância se deveriam ou não continuar com a empreitada, sendo que um suposto e-mail determinava o cancelamento da reunião, que há exatos seis meses tentavam agendar junto ao Secretário da saúde. 




O Presidente da Câmara dos vereadores em Embu, Silvino Bonfim, comentou sobre a possibilidade da não recepção por parte do secretário da Saúde, Roberto Barradas. Ao ser questionado se a imagem dos vereadores perante a sociedade na região ficaria afetada, com relação à falta de comunicação ocorrida. Eis o que ele nos respondeu: “Com certeza não, os vereadores não, o Governador sim, por que nós há seis meses estamos tentando, de uma forma democrática e com muita diplomacia, agendar essa reunião. O governador é que não nos quer receber, não são os vereadores que não estão batalhando... vai ficar para a população que nós não temos um governador sensível aos problemas sociais”.

Intenções

Sob o comando dos presidentes das câmaras de Embu, Itapecerica e Taboão, os vereadores foram até o palácio dos bandeirantes na expectativa de audiência com o governador José Serra e o secretário da saúde, Luis Roberto Barradas. Contudo, sob frustrante recepção, somente conseguiram uma reunião a portas fechadas com o sub-secretário de relacionamento com os municípios, da casa civil, Dr. Rubens Cury. Em documento assinado pelos vereadores as reivindicações seguiram na ordem da falta de atenção por parte do Estado para Região Sudoeste. Particularmente às áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Meio Ambiente e Turismo. 

Segue parte do documento:

Ofício Especial nº 01/2009 – CMRS

Excelentíssimo Senhor Governador,
Os Vereadores da Região Sudoeste da Grande São Paulo vêm por esta respeitosamente à presença de Vossa Excelência externar nossa preocupação com relação à forma de atenção à Região Sudoeste por esta administração Estadual, particularmente nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Meio Ambiente e Turismo. Entraves burocráticos têm impedido um contato maior das autoridades municipais (Executivo e Legislativo) nas demandas relacionadas a estas pastas.
Em específico, a questão da Saúde é a que tem apresentado maiores problemas e dificuldades, tanto neste relacionamento (Estado / Municípios), como na solução das demandas apresentadas. A Região Sudoeste da Grande São Paulo, compreendida pelos Municípios de Embu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra tem, segundo o IBGE (dados de julho de 2009) 750 mil habitantes, atendidos atualmente por dois hospitais: HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) e HGP (Hospital Geral do Pirajuçara). Problemas de agendamento de exames, internações (vagas de UTI), falta de diálogo com as respectivas direções hospitalares, tem levado os cidadãos de nossa região cada vez mais a solicitar auxílio dos poderes Legislativo e Executivo locais, em suas necessidades de atendimento na Saúde, no que concerne à responsabilidade Estadual.
No documento constam as reivindicações protocoladas e assinas pelos 29 vereadores presentes ao Palácio dos Bandeirantes e entregues ao sub-Secretário de relações municipais da casa civil, Dr. Cury.

São elas:

• Abertura de um canal de diálogo do Poder Legislativo, em nível municipal, através da Casa Civil dessa conceituada Administração Estadual, no sentido de estabelecer uma agenda permanente de acesso às Secretarias Estaduais, nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Meio Ambiente e Turismo, para que possamos apresentar os problemas e oferecer soluções para poder contribuir com a melhoria das relações entre cidadãos e Estado no atendimento das demandas locais.


• Na questão da Saúde em específico, viabilização de estudos urgentes no sentido de:


a) Ampliar o número de internações e leitos de UTI em caráter emergencial no HGP e HGIS em favor das comunidades locais.
b) Estabelecer a participação dos municípios da Região Sudoeste no gerenciamento dos Hospitais Regionais.
c) Estudar em caráter de urgência a viabilidade da construção de um novo Hospital de Referência no eixo da B-116 e Rodoanel Mário Covas, na região Sudoeste (entre Taboão da Serra, Embu e Juquitiba).


A vereadora Ná (PT - Embu), falou sobre o teor da reunião e o resultado dos esforços da comitiva. “Eu acho que ela não foi 100% positiva. Acho que ficou devendo muito, porque ele veio e falou o que bem quis e na verdade ele saiu sem dizer nada, não fechou nada com a gente. Ah! Eu não posso falar, eu não posso ligar... Pra mim a reunião não foi positiva. A meu ver só ficou no falatório, ele estava preocupado em tirar foto”. Sobre a validade da comitiva dos vereadores ao Palácio dos Bandeirantes, comentou: “Valido foi, pra a gente mostrar que estamos unidos. Só que como eu disse: Com O Dr. Cury não tivemos nenhuma resposta”.

(Saida Pelos fundos. Vereadores deixam o Palácio pela porta lateral)



Ao final os vereadores (alguns) pousaram para fotos ao lado do sub-Secretário Cury, a pedido do vereador Paulo Felix formalizando a entrega do documento com as reivindicações. Sob discordância, os vereadores promoveram nova votação aberta para decidirem se encaminhariam novo documento solicitando a agenda do Secretário da Saúde na esperança de serem atendidos. Por 13 votos a 10 os vereadores decidiram não prosseguirem com o ato, dando por encerrada a comitiva que se tornou frustrada ás expectativas iniciais.



Texto e Foto: Alexandre Oliveira da Silva

Fonte: Marcio Amêndola - Câmara Municipal de Embu

Nenhum comentário:

 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense