14 de nov. de 2009

Campanha contra o vírus da DENGUE em Embu



A Secretaria de Saúde de Embu está promovendo  o combate à dengue na região. Doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti,  causador da dengue, se prolifera em containers/suportes  com água parada que, mal armazenados,  tornam-se habitat de larvas com o vírus.


Com o programa de combate a Dengue a Secretária da Saúde de Embu está realizando a visita nas casas por agentes especializados em identificar “criadouros” de larvas com o vírus. Os agentes em média visitam 40 casas por dia, sendo que somente adentram ao recinto se houver alguém maior de 18 anos. José Antonio do Nascimento está há oito anos nesse oficio. “Já somos especialistas em identificar lugares possíveis a conter a larva do vírus”, diz.  Ele e sua companheira a senhora Neuza visitam o JD.  Magali e confessam: “Nem todos nos recebem  como você,  é comum pessoas nos recebendo de cara virada para não inspecionarmos o local”, conta.
Na visita os agentes distribuem folhetos com especificações de como combater o mosquito e não permitir a criação da larva com o vírus. Segue algumas recomendações:

·         Não deixe água acumulada em vasos de plantas e xaxins. Coloque areia grossa nesses recipientes.
·         Não abandone pneus velhos. Eles são o 'berçário' predileto do mosquito. Guarde em local protegido ou fure.
·         Não deixe destampadas caixas d'água, poços, latões e filtros.
·         Troque diariamente a água de bebedouros de animais.
·         Jogue fora materiais que acumulem água, como copos e latas..

Casos confirmados de pessoas que contraíram a doença diminuíram 30% em relação a outubro do ano passado no Brasil. A dengue é uma das doenças mais endêmica do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 100 milhões de pessoa anualmente a contraem. 500 mil pessoas por ano contraem a forma hemorrágica da doença (o pior tipo) tendo uma taxa de mortalidade de 30%. Em 2008 o Brasil registro 400 mil casos da doença. A dengue é
transmitida por meio da picada de uma fêmea do mosquito Aedes Aegypti contaminada pelo vírus. O macho se alimenta apenas de seiva de plantas e não de sangue. Cada mosquito vive, em média, 45 dias e pode contaminar até 300 pessoas.
O mosquito, é escuro, tem listras brancas e é menor que um pernilongo. O homem e alguns macacos são os únicos hospedeiros vertebrados do vírus. A doença só se manifesta em humanos.

Mais informações sobre a dengue nos portais:
ou
http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/dengue/dengue.asp


Alexandre Oliveira

Nenhum comentário:

 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense