A Secretaria de Saúde de Embu está promovendo o combate à dengue na região. Doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, se prolifera em containers/suportes com água parada que, mal armazenados, tornam-se habitat de larvas com o vírus.
Na visita os agentes distribuem folhetos com especificações de como combater o mosquito e não permitir a criação da larva com o vírus. Segue algumas recomendações:
· Não deixe água acumulada em vasos de plantas e xaxins. Coloque areia grossa nesses recipientes.
· Não abandone pneus velhos. Eles são o 'berçário' predileto do mosquito. Guarde em local protegido ou fure.
· Não deixe destampadas caixas d'água, poços, latões e filtros.
· Troque diariamente a água de bebedouros de animais.
· Jogue fora materiais que acumulem água, como copos e latas..
Casos confirmados de pessoas que contraíram a doença diminuíram 30% em relação a outubro do ano passado no Brasil. A dengue é uma das doenças mais endêmica do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 100 milhões de pessoa anualmente a contraem. 500 mil pessoas por ano contraem a forma hemorrágica da doença (o pior tipo) tendo uma taxa de mortalidade de 30%. Em 2008 o Brasil registro 400 mil casos da doença. A dengue é
transmitida por meio da picada de uma fêmea do mosquito Aedes Aegypti contaminada pelo vírus. O macho se alimenta apenas de seiva de plantas e não de sangue. Cada mosquito vive, em média, 45 dias e pode contaminar até 300 pessoas.
O mosquito, é escuro, tem listras brancas e é menor que um pernilongo. O homem e alguns macacos são os únicos hospedeiros vertebrados do vírus. A doença só se manifesta em humanos.
Mais informações sobre a dengue nos portais:
ou
http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/dengue/dengue.aspAlexandre Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário