A Rodoviária é uma das promessas do atual prefeito da Estância Turística de Embu, Francisco Brito. O Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Francisco Carlos Pereira, nos falou com exclusividade sobre os planos futuros a serem implantados na Cidade decorrente ao transporte urbano local.
As ações, como o Secretário relata, serão realizadas com o propósito de aumentar o conforto e a segurança. “Não podemos só pensar em nós. Temos, por exemplo, que pensar nos deficientes físicos, que têm maior dificuldade em atravessar a cidade para embarcar no ônibus” diz. Pessoas idosas e com crianças de colo enfrentam o mesmo problema. Explicando como se dará o novo itinerário municipal, Pereira conta que o ônibus (van) voltará pelo mesmo caminho da ida (em sentido contrário), fazendo com que o usuário não tenha que se locomover até o ponto final. Num segundo momento, o ponto final será a Rodoviária.
Terra Planagem
"A Rodoviária é um projeto antigo, um anseio da população..."
Terra Planagem
A tão aguardada Rodoviária que contemplará as linhas Municipais, Intermunicipais e Interestaduais, vindas do Paraná pela Régis Bittencourt, não tem data certa de conclusão. Pela estimativa, o Secretário de Transporte acredita que até 2012 grande parte da obra estará pronta. “É um anseio antigo da população. Esse projeto já vem desde o Governo do Então Prefeito Geraldo Cruz, em 2001”, comenta. Após sua conclusão haverá readequação dos itinerários urbanos, estes direcionados como ponto central na Rodoviária. Até sua ativação, as vans municipais circundarão pelo retorno em frente ao Estádio Erminio Espósito, e seguiram seus trajetos normais. Sobre sua localização, o Secretário nos contou como se deu a escolha: “Nos já tínhamos um terreno muito grande naquela região. A prefeitura decretou área de interesse público em parte do terreno, que era de um proprietário particular, e a Empresa Suzano Papel e Celulose forneceu outra parte”, diz.
“Precisávamos de um a área muito grande”, ressalva.
A rodoviária terá área coberta e serviços de conveniência como lanchonetes, praça de alimentação e pontos comerciais. O Secretário não soube especificar se ela comportará andares, pois como disse o projeto ainda está em faze inicial. “Estamos na fase de terraplanagem”, diz. “Espelhamo-nos nas grandes rodoviárias que existem em São Paulo. Temos hoje uma demanda de 50 mil passageiros dia”, comenta. A Rodoviária será subsidiada em parte pela Prefeitura e outra parte espera-se recursos Federais. Não há estimativa para sua conclusão. Como diz o Secretário, tudo dependerá da verba Federal. “Esperamos recursos Federais para a construção e conclusão da Rodoviária”, afirma.
Adequações
“Precisávamos de um a área muito grande”, ressalva.
A rodoviária terá área coberta e serviços de conveniência como lanchonetes, praça de alimentação e pontos comerciais. O Secretário não soube especificar se ela comportará andares, pois como disse o projeto ainda está em faze inicial. “Estamos na fase de terraplanagem”, diz. “Espelhamo-nos nas grandes rodoviárias que existem em São Paulo. Temos hoje uma demanda de 50 mil passageiros dia”, comenta. A Rodoviária será subsidiada em parte pela Prefeitura e outra parte espera-se recursos Federais. Não há estimativa para sua conclusão. Como diz o Secretário, tudo dependerá da verba Federal. “Esperamos recursos Federais para a construção e conclusão da Rodoviária”, afirma.
Adequações
Há também um Projeto para a re-dimensão da Av. Jorge Souza, paralela a futura Rodoviária, através de canalização do córrego adjacente, mudança em sua estrutura e revitalização da entrada do Parque, permitindo qualidade e segurança aos pedestres. A idéia, segundo Pereira, é propor ao Rotary Clube ou até mesmo a ACISE patrocinar a manutenção do lugar.
O Secretário nos revelou também a idéia de um terminal de passagem no Parque Pirajuçara. Todos os ônibus advindos dos bairros irão à sua direção, e de lá o usuário pegará um ônibus com destino a Rodoviária de Embu. O projeto está previsto para 2º semestre de 2009 e seguindo por 2010. “É um avanço muito grande para Embu. Sou morador a 43 anos do município e nunca cheguei a pensar que o avanço dele seria tão grande como o Governo está projetando para este ano”, comenta.
Sobre qualidade do transporte Urbano
Ao final, o Secretário nos informou que não será mais permitida a circulação de transportes urbanos municipais com apenas uma porta. Em março de 2010 será permitido apenas à circulação de veículos com duas portas laterais (Entrada e Saída). Vans fora dos padrões serão descredenciadas. “Não permitiremos a circulação de veículos de uma porta só, pois entendemos que os carros de duas portas dão mais qualidade e dignidade ao usuário do serviço”, afirma. “Existe uma portaria baixada pela Secretária dos Transportes, onde determina a troca desses veículos. Na primeira vistoria os veículos terão que estar enquadrados neste quesito”, comenta. Sobre como se dará esta troca da frota municipal, o Secretário informou que a cooperativa ARCAV, que representa a categoria, já está ciente da situação. Sobre a frota Intermunicipal, gerida pela EMTU, Pereira comentou a ida do Prefeito a empresa com uma carta de intenção, com pedidos da comunidade advindos do orçamento participativo, solicitando renovação da frota e a criação de novas linhas. “Mesmo sendo uma obrigação do Estado, o Município está cobrando atenção maior”, diz.
Futuro Balneário de Embu [Lugar de atendimento à turistas]
Por: Alexandre Oliveira
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