1 de fev. de 2010

Projetos culturais em Embu terão reforços governamentais


Pela iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, Embu sediará oito novos “Pontos de Cultura”.  O projeto prevê a criação e a manutenção de iniciativas  sociais voltadas à difusão e consolidação da cultura local. 

Segundo a prefeitura, os locais dos Pontos ainda serão definidos mediante a publicação do edital. Serão dispostas as entidades locais a possibilidade de se inscreverem no programa e de aturem pelo período de três anos sob seu regimento. O edital estará disponível a população até março deste ano, segundo a prefeitura. 

O investimento para o projeto contará com a parceria do Governo Municipal de Embu, que arcará com metade do montante de R$ 1.440.000 mil reais. O dinheiro será disposto às entidades conveniadas em parcelas mensais de R$ 60.000, pelo transcorrer do período. 

Para as entidades que pretenderem ocupar uma das vagas sobre os oito Pontos de Cultura será necessária a inscrição no edital a ser lançado em evento, com previsão para março deste ano. As Instituições selecionadas ficarão incumbidas de articular e impulsionar atividades existentes nas comunidades em que atuam. Em sentido de ajuda àquelas que queiram se inscrever e não dispõem de informação ou capacitação previa, a Secretaria Municipal de Cultura irá promover cursos para a  orientação de como escrever e elaborar o projeto. 

Será formada uma comissão composta por membros do Ministério da Cultura, Da Sociedade Civil  e da Secretaria de Cultura de Embu das Artes na escolha das entidades concorrentes. Os vencedores receberão os recursos para custeio e implantação do Ponto de Cultura no  decorrer do período do programa. 

Os recursos disponibilizados pelo programa serão de total manejo pelas instituições, mas contaram com a fiscalização do Governo Federal  e da prefeitura. A medida visa que o dinheiro disponibilizado não seja gasto de forma incorreta ou indevida, certificando-se assim que a verba seja investida no desenvolvimento das atividades propostas aos Pontos de Cultura.

Como exigência às entidades beneficiadas pelo programa, o Ministério da Cultura determina que cada Ponto de Cultura tenha uma sala de informática com internet. O objetivo é que  todas as unidades do município e do Brasil conversem entre si, garantindo a interação e a troca de informações. 

O programa conta com  650 Pontos de cultura em todo o território nacional para a promoção e o desenvolvimento das atividades culturais. Como critério, a Secretaria Municipal de Cultura colocou que haverá algumas condições impostas na escolha das entidades selecionadas. A Instituição que queira se associar ao programa deverá ter um ano de Cadastro Nacional de Pessoa Juridica (CNPJ), não possuir nenhum outro convênio com o Ministério da Cultura e ter comprovado seu desempenho de atividades culturais na cidade pelo período (mínimo) de dois anos. 
 



Feira de artesanato




Entre os benefícios do projeto estão o aumento da contratação de gestores e educadores para desempenhar as atividades nos Postos de Cultura e a possibilidade de inclusão social, além da difusão da história e da cultura da cidade de Embu das Artes. A expectativa da secretaria é que as entidades consigam dar continuidade aos trabalhos após o encerramento do programa.

Por: A. Oliveira

Nenhum comentário:

 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense