28 de mar. de 2008

Coral: "Cantares ao meu povo"

Obra de Solano Trindade, poeta maior de Embu, intítula o atual coral que encanta apreciadores da música popular e erudita brasileira. Cantares ao meu povo.















O Coral surgiu de uma apresentação da família Abondanza. O grupo 'Iakirana' apresentava-se no Centro Cultural São Paulo, em 30 de novembro de 2003. Neste evento esteve presente o Diretor(a época) do Dpto. de Cultura de Embu, Sr. César Domiciano que, aproveitou a oportunidade para convidar a Sra. Wilma Moraes Abondanza para formar o coral da cidade. Tendo então, sua Iniciação em 9 de março de 2004.

O nome fantasia do Coral é o título de uma obra de Solano Trinadade, 'poeta maior' de Embu. "Cantares ao Meu Povo".

No projeto, idealizou-se um coro misto (com varias vozes) à cappela (sem acompanhamento de instrumento) voltado para um público leigo (sem conhecimento musical) com a intenção de ‘musicalizar’ a comunidade na sua maior abrangência, permitindo o acesso de todos que viessem a se interessar por música (iniciação, profissionalização terapia ocupacional, etc).

Procurou-se através da escolha de repertório variado, ampliar os horizontes culturais no contato com músicas de vários países. Inclusive orientais, com suas letras originais e seus ritmos característicos.


Ao longo destes quase quatro anos, o coral se apresenta para variados públicos: (de salas de concertos a entidades em comunidades carentes), sempre com excelente receptividade, de forma gratuita, atendendo a quaisquer solicitações. Está, também tem sido uma forma de espalhar conhecimento e cultura, interagindo com um público não só da cidade de Embu, mas também de cidades vizinhas.

Caso você tenha se interessado na história desse exemplo social e excelente coro, o coral tem ensaios semanais e sua visita seria bem vinda.

Horário e local dos ensaios: Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de abril, 29 - Centro) às terças e quintas feiras das 19h às 21h30.

Vídeo produzido por Mayra. ►
O dia que a Regente perdeu a cabeça

Informações cedidas por Mayra, filha da regente
Wilma Moraes Abondanza.
_______

Nenhum comentário:

 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense