31 de mar. de 2008

Artigo: A identidade cultural na Pós-modernidade

Compreender os processos históricos que induziram a desfragmentação da identidade cultural, seja ela, composta por particularidades, deduz-se que o 'ser' pós-moderno já não mais se adequá ao que antes era como de lugar comum.

Hoje se observa o quanto no caso: os jovens, tornaram-se essa 'vitrine globalizante', compostos em diversas formas de identidades culturais, sendo eles conduzidos pela "onda" do momento, ou pela universalização do sujeito(Sujeito sem identidade).


Stuart hall, em seu livro: "A identidade cultural na Pós-modernidade", trás esses aspectos abordando como panorama a 'crise' ou desvirtualização da identidade em processos históricos e aspectos sociais.




Em trabalho para a professora Cleusa Sakamoto da Faculdade Paulus de tecnologia e Comunicação, por meio da atividade de colagem, abordamos aspectos "simbólicos" da estrutura global.

Essa é uma técnica que se utiliza da composição de imagens em alusão ao assunto ou idéia a ser retratado. Foi utilizada por Picasso e já era conhecida antes do séc XX. O cubismo foi o primeiro a utilizá-la.


bibliografia:



Livro: "A identidade cultural na Pós-modernidade"
Autor: Stuart Hall

A Casa de cultura de Santa Teresa



 












Como todo bom projeto nasce do sonho, este 'talvez' não seria diferente. A Casa de Cultura de Santa Teresa, hoje como um espaço reservado ao adolescente, disponibiliza diversos cursos promovendo assim o que se propusera como agente de inclusão social. Localizada em um dos bairros mais violentos do Estado de São Paulo, SantaTeresa, se formou em 1992. Seu idealizador, Anivaldo Ferreira, já atuava contribuindo para resgatar jovens na antiga FEBEM. Ele entende que o ideal não parte do 'resgate' e sim do anteposto a isso: a sua educação. 

Banda _ 'Auto Sonora'.

Tá aqui uma coisa que eu adoro. Música. E para rechear o BLOG, trago um pequeno 'post' da banda de uns nobres amigos



















Inspirada no estilo dos anos 50,60 e 70 (som e compostura), a banda Auto-Sonora, vem resgatando o Rock-Clássico no cenário Undergraund. Seus integrantes, Célio, Helton, Rafael e Herbie, este sendo o mais novo integrante, estão nos eventos musicais levando a autenticidade do bom e velho 'Rock & Roll' ao nível que dele é de direito. Formada em 2005, na cidade de Embu, entrou para o cenário musical como a maioria começa(casas noturnas, escolas, barrancos, batizados, etc). Seu desempenho enquanto banda e a qualidade musical são notáveis(os caras arrebentam no palco).


Suas principais influências são: Pink Floyd, Beatles, Doors, Creedence, Black Sabbath, Stones, The Who, entre outras

Para saber mais sobre os caras visitem o blog deles e confiram seus shows. Imperdível!!

http://autosonora.blogspot.com/



'Rock and roll baby!'

► Por: A. Oliveira

28 de mar. de 2008

Coral: "Cantares ao meu povo"

Obra de Solano Trindade, poeta maior de Embu, intítula o atual coral que encanta apreciadores da música popular e erudita brasileira. Cantares ao meu povo.















O Coral surgiu de uma apresentação da família Abondanza. O grupo 'Iakirana' apresentava-se no Centro Cultural São Paulo, em 30 de novembro de 2003. Neste evento esteve presente o Diretor(a época) do Dpto. de Cultura de Embu, Sr. César Domiciano que, aproveitou a oportunidade para convidar a Sra. Wilma Moraes Abondanza para formar o coral da cidade. Tendo então, sua Iniciação em 9 de março de 2004.

O nome fantasia do Coral é o título de uma obra de Solano Trinadade, 'poeta maior' de Embu. "Cantares ao Meu Povo".

No projeto, idealizou-se um coro misto (com varias vozes) à cappela (sem acompanhamento de instrumento) voltado para um público leigo (sem conhecimento musical) com a intenção de ‘musicalizar’ a comunidade na sua maior abrangência, permitindo o acesso de todos que viessem a se interessar por música (iniciação, profissionalização terapia ocupacional, etc).

Procurou-se através da escolha de repertório variado, ampliar os horizontes culturais no contato com músicas de vários países. Inclusive orientais, com suas letras originais e seus ritmos característicos.


Ao longo destes quase quatro anos, o coral se apresenta para variados públicos: (de salas de concertos a entidades em comunidades carentes), sempre com excelente receptividade, de forma gratuita, atendendo a quaisquer solicitações. Está, também tem sido uma forma de espalhar conhecimento e cultura, interagindo com um público não só da cidade de Embu, mas também de cidades vizinhas.

Caso você tenha se interessado na história desse exemplo social e excelente coro, o coral tem ensaios semanais e sua visita seria bem vinda.

Horário e local dos ensaios: Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de abril, 29 - Centro) às terças e quintas feiras das 19h às 21h30.

Vídeo produzido por Mayra. ►
O dia que a Regente perdeu a cabeça

Informações cedidas por Mayra, filha da regente
Wilma Moraes Abondanza.
_______
 

Prefeitura de Embu - Notícias

Parque Francisco Rizzo

Estância turística de Embu das Artes


Telefones úteis

  • Pronto-Socorro: (11) 4785-0155
  • Guarda Civil: (153)
  • Policia Militar: (11) 4781-2572
  • Bombeiros: (11) 4667-7890
O Embuense